tamanho da letra : imprimir

Destino em Destaque

COLÔMBIA: CURTA ESTE ROTEIRO FANTÁSTICO

cartagena-1247674

cartagena-1247674

/

Cartagena, Bogotá ou Medellín? Se você realmente deseja conhecer a cultura colombiana, melhor ficar com as três cidades e ainda incluir uma surpreendente experiência no interior, bem no eixo cafeeiro do país, cercado dos confortos e da esplêndida natureza do hotel-butique Hacienda Bambusa, em Armenia

Cordilheira dos Andes, Floresta Amazônica, Oceano Pacífico e Mar do Caribe. Dizem que Deus é brasileiro, mas ao criar a Colômbia, certamente, ele estava extremamente inspirado. Afinal, reuniu nada menos que todas as belezas latino-americanas em um único país.
Diante de tantas ótimas opções, é normal ficar indeciso na hora de escolher qual o melhor destino para conhecer a cultura colombiana. Mas que tal juntar quatro destinos top para suas próximas férias? Este roteiro fantástico, que pode ser feito até com a família toda, inclui a já célebre Cartagena das Índias e sua primorosa arquitetura; Bogotá, que além de centro financeiro é uma cidade histórica incrível para visitar; Medellín, uma esplêndida cidade que transpira cultura; e mais uma superexperiência na Hacienda Bambusa, em Armenia, uma requintada fazenda típica da Colômbia, onde se produz um dos melhores cafés do mundo.

CARTAGENA DAS ÍNDIAS
A simpática Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, atrai viajantes do mundo todo – especialmente brasileiros – para apreciar sua arquitetura que mistura o charme de construções históricas com edificações modernas. Em quatro dias você consegue conhecer essa cidade que é Patrimônio Cultural da Unesco desde 1984. Banhada pelo Mar do Caribe, ela foi fundada por espanhóis em 1533 e era o principal porto que enviava o ouro retirado na Colômbia para a Espanha. Muitos de seus edifícios originais estão preservados dentro das muralhas de 11 quilômetros de extensão que protegiam Cartagena dos ataques de piratas.
Hoje, a muralha é um dos melhores passeios a pé para fazer em um fim de tarde. Você vai adorar andar por ruelas charmosas, igrejas, praças, restaurantes, museus, bares e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas que encantam todos os turistas que a visitam. O Museu do Ouro, o Palácio da Inquisição e o Museu da História são pontos que merecem atenção. E, caso você queira desvendar melhor os mistérios dos monumentos, igrejas, conventos e casarões da cidade, poderá solicitar um guia especialista em arquitetura.
Em Cartagena, você pode ver cenários que estão presentes nas obras do renomado escritor Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de literatura em 1982. Faça uma pausa no Café del Mar para bebericar algo enquanto vê o pôr do sol.
Encerre a experiência indo ao Mercado Bazurto, local realmente autêntico e pouco visitado por turistas.
Se você desejar, ainda pode fazer um programa opcional: uma aula de culinária, com duração de duas a cinco horas, com um chef local. Assim, vai aprender como preparar frutos do mar à moda de Cartagena, fazer o delicioso arroz de coco e treinar outras receitas.

BOGOTÁ
Durante anos a capital da Colômbia foi mais conhecida como o centro financeiro do país. Por conta disso, se tornou destino de viagens de negócios. Mas, pouco a pouco, isso está mudando. Afinal, mais do que uma cidade grande (possui 7 milhões de habitantes), Bogotá guarda tesouros históricos.
A maior parte está concentrada no centro, chamado de La Candelaria. Ali estão os principais museus, belas igrejas e a Praça Bolívar, onde estão o Palácio Presidencial, o Congresso, o Palácio da Justiça e a Catedral.
Em quatro dias, você conhece essa que é a terceira capital mais alta do mundo, onde o frio é predominante (geralmente em torno dos 14 °C). Isso a torna uma cidade ideal para andar a pé, mas, se quiser, poderá usar o eficiente transporte público ou pedalar por sua enorme malha dedicada aos ciclistas.
O friozinho também é perfeito para apreciar a ótima gastronomia, que, em função da temperatura, oferece uma variedade de pratos e bebidas quentes: caldos, cafés, chocolates, ensopados, pãezinhos e chás – aqui vale destacar o chá de folha de coca, indicado para amenizar o mal-estar causado pela altitude. Experimente a aguardente de anis, bebida extremamente popular na Colômbia.
A viagem conta com um guia expert em história. Com ele, você vai visitar e entender detalhes durante sua visita ao Museu do Ouro, enquanto aprecia a Coleção Botero. E, se desejar, é possível organizar uma atividade especial que explore a história do catolicismo ou do judaísmo em Bogotá.
O Jardim Botânico de Bogotá, com sua beleza natural, é um ótimo ponto para fazer uma pausa antes de ir ao estúdio do renomado pianista e compositor Pedro Crump, que irá explicar tudo sobre a música colombiana.
A Catedral de Sal Zipaquira também vale a visita. Fora isso, tem alguns programas extras: conhecer os únicos cavalos “passo fino” na Fazenda Normandia, ir a uma fazenda onde são cultivadas flores exóticas (a Colômbia é a maior exportadora mundial desse tipo de flor) ou praticar trekking no belo Parque Nacional Chingaza, que fica a 1h45 de Bogotá. Existe um passeio excepcional que também é optativo: ir de helicóptero até a região das minas de esmeralda e conhecer uma área maravilhosa.

MEDELLÍN
Museus, vida noturna, música e gente simpática. Medellín, capital do departamento de Antioquia, é, hoje, uma cidade vibrante e se tornou importante polo cultural colombiano.
Nos anos 1990, Medellín era uma das cidades mais perigosas do mundo, quando o cartel de drogas de Medellín estava no auge.
A partir de 2002, Medellín começou a mudar. Políticos locais começaram a investir pesadamente em infraestrutura e educação pública. Atualmente, a Cidade da Eterna Primavera é uma das mais inovadoras da América Latina.
Passear pelo centro é um excelente modo de curtir a agitação local. Você irá até a famosa Plaza Botero, marco da cidade graças a uma coleção das esculturas do célebre artista Fernando Botero. E se você é mesmo fã dele, aproveite para entrar no Museu Antioquia, que abriga uma grande coleção desse artista colombiano conhecido por suas personagens arredondadas. Lá, também poderá ver obras de outro artista célebre, Pedro Nel Gómez. Na saída, curta o charmoso Parque Berrio.
De noite, deixe-se levar pelo ritmo da salsa. Não sabe? Experimente fazer uma breve aula particular com professor especializado. Ele vai ensinar os primeiros passos para você passar as férias dançando.
Atravessando por cerca de duas horas as belas paisagens montanhosas, você encontrará Santa Fé de Antioquia. Declarada Monumento Nacional devido a sua arquitetura colonial com belas igrejas e seu valor histórico, você vai adorar fazer essa visita. Desvende as ruas estreitas da vila e desfrute de um delicioso almoço em uma das praças.
Ali na cidade, você também poderá ver bem de perto as típicas e encantadoras pinturas coloridas que decoram as casas da aldeia.
Tradicional, as silletas, suportes de madeira redondos que sustentam gigantescos e multicoloridos arranjos florais, são o destaque do Festival da Flor, que acontece em agosto. Se não for na época dessa festa, poderá ver essas verdadeiras esculturas florais nas aldeias montanhosas de Antioquia, em Santa Elena. A região possui uma fazenda de flores orgânicas que vale uma pausa para admirar.
Em Guatapé, você terá a chance de ver uma das mais deslumbrantes vistas. Basta subir no monólito de 200 metros de altura encarando uma escada de 740 degraus. Seu esforço será recompensado com a incrível vista para as ilhas de montanhas verdes e um enorme lago azul.
Experimente a tradicional cultura do café em uma típica fazenda colombiana. Em menos de 3 hectares, Don Octavio e sua família produzem sua própria marca de café orgânico. Lá, você vai entender todo o processo do café: da planta ao copo. E, claro, provar o tão festejado café colombiano. Essa visitação já vai preparar você para a próxima – e surpreendente – etapa da viagem.

HACIENDA BAMBUSA: A GRANDE EXPERIÊNCIA
Prepare-se para viver uma das mais inesquecíveis experiências, cercado de uma esplêndida natureza na encantadora e rústica Hacienda Bamubusa. Localizada em Armenia, capital do departamento de Quindío, essa fazenda fica entre Bogotá, Medellín e Cali, região conhecida por sua arquitetura colorida, seu clima agradável e, sobretudo, por ser um dos principais centros da economia nacional e do eixo colombiano do cultivo de café. Decorada em estilo colonial-chique, a construção desse hotel-butique foi feita com materiais locais, como bambu e barro, e mantém perfeita harmonia com as plantações e as vegetações locais. Tudo isso faz com que seja um refúgio maravilhoso para você passar dias de total relaxamento.
A propriedade tem apenas oito quartos espaçosos, todos com banheiro privativo, varanda ou terraço privativo, uma pequena área de estar e rede para o merecido dolce far niente, com vista para os jardins e as montanhas ou para a piscina do hotel.
No sossego da fazenda, você terá à sua disposição uma série de atividades. Nas caminhadas ou em cavalgadas entre as florestas de bambu, mergulhos em rios e riachos, prática de parapente e voo de balão para admirar as montanhas da Cordilheira dos Andes.
Dentro da Hacienda Bambusa também há outras deliciosas experiências para compartilhar com a família, mas que casais também vão gostar muito. Uma opção que as crianças adoram é visitar o fazendeiro John logo cedo para acompanhá-lo e participar de sua rotina diária: cuidar e ordenhar as vacas, aprender a fazer queijo e, claro, tomar um tradicional café da manhã, com direito a leite tirado na hora, o delicioso café local, frutas tropicais, contemplando a vista espetacular dos rios Quindío e Vieja, que se estendem do lado de fora da varanda.
Amantes de café terão a chance de conhecer os diferentes tipos – comerciais, tradicionais e especiais –, suas origens, características e passear pelas propriedades de cada café. Para terminar, na companhia de um barista, você vai degustar seis cafés de origens distintas – alguns bons e outros ruins – para entender a verdadeira diferença que torna o café cultivado na região do café colombiano tão especial.
Outra atividade saborosa é colher, secar e moer a semente do cacau – a região também é famosa por sua produção cacaueira – e preparar uma deliciosa xícara de chocolate para tomar com queijo fresco estilo colombiano ou com um arepa, delicioso pão de milho tradicional da Colômbia. Tudo com a orientação do chef da Hacienda Bambusa.
Ainda com o chef, você pode se divertir aprendendo a preparar as típicas comidas que são sempre feitas com ingredientes frescos do local.
Há programas especiais para aproximá-lo ainda mais da incrível natureza local. Com mais de 110 espécies de aves, 3 mil borboletas de 40 espécies diferentes e rodeado por uma extensa floresta de bambu guadua, o Jardim Botânico local é um dos projetos de preservação mais valorizados da região. Vale a visita.
Também vale reservar um tempo para passear pelas redondezas. Salento, bela cidade do eixo cafeeiro, é parada obrigatória. Nela, você poderá ver de perto as plantações de café e visitar o Valle de Cocora, dentro do Parque Nacional Los Nevados. Também na região do vale, em Carlacá, está o Jardim Botânico do Quindío, um passeio para ver as multicoloridas borboletas.
O melhor de tudo é saber que, após esses passeios, a Hacienda Bambusa o aguarda com todo o conforto para descansar. E você pode dar aquele gostoso mergulho na piscina ou se entregar a um dos fantásticos tratamentos oferecidos pelo SPA. E encerrar o dia deliciando-se com os pratos maravilhosos do restaurante da Hacienda.
Quem leva
Auroraeco Viagens: www.auroraeco.com.br

Comentários


Deixe um comentário




O comentário não representa a opinião da revista Host&Travel; a responsabilidade é do autor da mensagem