tamanho da letra : imprimir

PRAIA, MONTANHA E SAFÁRI

Resort em Mangaratiba (RJ) oferece combinação variada de atrativos
Camila Lucchesi Camila Lucchesi

Vista aérea da área de praia e apartamentos do resort. Foto: Divulgação

Um hotel-destino. Essa é a primeira definição que vem à cabeça ao conhecer o Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ). O empreendimento reúne atrativos tão diversificados que justificam a permanência exclusiva. E não estamos falando de quaisquer cenários, mas de programações e equipamentos criativos como um safári autorizado pelo Ibama, piscinas naturais em meio à mata, fazendinha e até um palmital ecológico. Regalias de quem têm à disposição uma área de 26 milhões de metros quadrados.

Os macacos ficam na primeira área do safári, onde os visitantes podem descer dos carros

Ao reservar sua estada, tenha duas certezas: você terá (quase) todos os seus pedidos concretizados e conhecerá o responsável por realizar boa parte deles.  José Luiz da Costa, gerente de lazer, percorre os cantinhos do hotel, sempre de olho no comportamento dos hóspedes. Com um rádio no lugar da batuta, rege os colaboradores para garantir que determinado problema seja resolvido – ou uma solicitação especial, atendida.

De propriedade familiar, o hotel foi construído há 25 anos quase do mesmo jeito que se mostra hoje. O lobby em estilo polinésio se destaca pela arquitetura caprichada, com aberturas que permitem vislumbrar o mar, logo ali no fundo. Chegar lá é muito simples, já que foram previstos acessos não apenas para quem viaja pela rodovia. Uma marina própria recebe quem chega pelo mar, o heliponto e a pista de pouso homologada resolvem o problema dos que vêm pelo ar.

A hospedagem acontece em um dos 153 apartamentos, todos com vista para o mar e a poucos passos da areia. No quesito gastronomia, destaque para a pizzaria comandada pelo chef Ronaldo. As massas são fininhas e os recheios incluem diversos ingredientes que vão do tradicional queijo ao sofisticado presunto de Parma

O lazer fica completo com a linda piscina – repaginada há alguns anos, ela tem uma jacuzzi aquecida e hidromassagem acoplada -, SPA, sauna, clubinho infantil, cineminha, quadras de tênis e campos profissionais de futebol. A qualidade de sua estrutura esportiva e a facilidade de acesso levaram o Portobello a ser credenciado pela Fifa recentemente como um dos centros oficiais de treinamento de seleções para a Copa do Mundo de 2014.

Na segunda área, os carros passeiam entre animais exóticos como os Waterbucks

Uma grande família

Land Rovers customizadas levam os visitantes ao safári

Depois de curtir a estrutura de lazer, entra em cena um dos programas mais aguardados. Araras azuis, tucanos, macacos, quatis, catetos, avestruzes, emas, pavões, antílopes, cervos, camelo, dromedário, zebra, lhamas e até jacarés são personagens do safári promovido pelo hotel, com a autorização do Ibama. “Os animais vivem em regime de semiliberdade. Estão confinados, mas não enjaulados”, explica o veterinário Bruno Rocha, na equipe há seis anos.

Um biólogo e três tratadores completam o time responsável pela saúde dos bichinhos que têm alimentação e cuidados especiais. A começar pelo local onde vivem, uma área natural de 300 mil metros quadrados que inclui pastagem, bosques de Mata Atlântica, rio e lago onde vivem cerca de 350 animais. O passeio é feito parte a pé, parte em Land Rovers abertos e rende boas surpresas devido à aproximação dos bichos. O dromedário Saddam costuma enfiar a cabeça inteira dentro do carro, fato que pode assustar os desavisados.

O passeio ao palmital também pode ser uma boa pedida. Os visitantes percorrem trilhas em meio à Mata Atlântica, com o acompanhamento de um guia que os leva até a plantação, com direito a banho de rio e sauna a vapor. Ao final, todos se deliciam com o palmito pupunha na brasa. Pode comer sem peso na consciência, pois esse é um tipo ecológico, diferente das espécies Jussara e Açaí, que estão em perigo de extinção.

Se preferir um passeio romântico e privativo, basta combinar com José Luiz e ele faz acontecer. O gerente conta que só não conseguiu realizar um pedido nos 17 anos em que trabalha no hotel: eliminar o barulho do mar. Por incrível que pareça, um hóspede incomodado perguntou a ele se era possível reduzir o som das ondas.

Piscinas naturais em meio à mata

Portobello Resort & Safári

Km 434, Rodovia Rio Santos – Mangaratiba/RJ

0800-2820868

www.portobelloresort.com.br

Comentários


Deixe um comentário




O comentário não representa a opinião da revista Host&Travel; a responsabilidade é do autor da mensagem